Current Status
Not Enrolled
Price
Free
Get Started

MANEJO DA OBESIDADE: A JANELA DE OPORTUNIDADE PARA CLÍNICOS CARDIOMETABÓLICOS

MÓDULO 1: Epidemiologia e fisiopatologia da obesidade e DCV

Moderador:
Dirk Blom, Áfricia do Sul

DESCRIÇÃO GERAL

A IAS criou um programa educacional que aborda de forma abrangente o manejo de pacientes com obesidade. Esta série de vídeos pré-gravados fechará as lacunas de conhecimento e prática, reduzirá a incerteza do clínico e demonstrará como as diretrizes e evidências podem ser aplicadas de maneira prática. Embora esta série tenha sido desenvolvida com foco no Brasil, ela é adequada para um público do mundo inteiro devido à natureza global da epidemia de obesidade, com quase metade da população mundial com sobrepeso ou obesidade. Esse aumento contínuo e significativo da obesidade nas últimas três décadas representa uma grande epidemia de saúde pública que é fundamental abordar.
Alguns dos efeitos negativos para a saúde associados à obesidade incluem um aumento da prevalência de doenças articulares degenerativas, certos tipos de câncer, doenças mentais, doença da vesícula biliar e, talvez as taxas mais preocupantes de morbidade e mortalidade cardiovascular. Grande parte desse risco aumentado é mediado pelo aumento da prevalência de diabetes tipo 2, dislipidemia aterogênica, hipertensão, apneia do sono e esteatose hepática em pessoas que vivem com obesidade. Além disso, a obesidade é uma causa independente de insuficiência cardíaca. Os médicos geralmente se concentram mais no tratamento das consequências da obesidade do que na doença em si. Isso não é surpreendente, dada a falta anterior de medicamentos eficazes e seguros para alcançar a perda de peso e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes ao tentar acessar a cirurgia bariátrica, que por muitos anos foi o único tratamento eficaz para obesidade grave.
Nos últimos anos, inicialmente, os agonistas do receptor GLP-1 e, subsequentemente, os agonistas dos receptores duplos GLP-1/GIP demonstraram resultar em perda de peso significativa acompanhada por uma melhora no perfil cardiometabólico em pacientes com e sem diabetes. Esses avanços terapêuticos trazem uma nova esperança aos pacientes como uma ferramenta eficaz para controlar a obesidade e reduzir as complicações cardiovasculares associadas a mesma. É importante que os médicos estejam familiarizados com essas novas opções de tratamento para que seus pacientes possam se beneficiar desses avanços terapêuticos. Em situações em que os pacientes ainda não podem acessar essas novas modalidades terapêuticas, os médicos informados desempenham um papel importante na motivação e animação para o acesso.

Esta série foi gravada em inglês, mas também está disponível com legendas em português.